Tradições em Trás-os-Montes


No dia 7 de Abril de 2010 realizámos a segunda Actividade Integradora, nas instalações da Casa do Lavrador, referente ao tema de vida “Tradições em Trás-os-Montes”.
Organizámos uma exposição com placares, onde falámos de algumas tradições ancestrais das aldeias transmontanas: a matança do porco, as máscaras de Trás-os-Montes, a Feira das Cantarinhas, a dança dos Pauliteiros, o ciclo do azeite, o ciclo do linho e o ciclo do pão.
  Estes temas foram abordados pormenorizadamente com textos e fotos alusivas a cada um deles.
O magusto foi apresentado no auditório, tendo sido explicada a importância das castanhas na gastronomia e economia da região e como esta tradição, realizado no dia de Todos os Santos, se torna momento de convívio e partilha entre os habitantes da comunidade.
Os restantes cartazes, que narravam o ciclo da lã, a vindima, a serra das velhas e a festa de santo Estêvão não foram expostos, por falta de espaço.
Para participar nesta Actividade convidámos os alunos da Escola do 1º Ciclo de Ensino Básico da Mãe d` Água.
A tarde teve início com a projecção do vídeo do magusto, no auditório; a seguir organizámos as crianças em grupos de dez e acompanhámo-las pela exposição, onde se encontravam alguns colegas a explicar o conteúdo de cada placard.
Posteriormente, descemos as escadas e dirigimo-nos para o exterior, onde as crianças participaram numa gincana de jogos tradicionais: jogo de puxar a corda, o jogo do ovo, o jogo da farinha, o jogo dos pés atados e o jogo dos balões.
Por fim, realizámos um lanche com a participação de todos os intervenientes, que se tornou num momento de alegre convívio.
Os professores e as crianças ficaram muito contentes com a nossa actividade, pois acharam que tinha sido muito importante para a preservação do património cultural da região e voluntariaram-se para participar noutras actividades que viéssemos a organizar.
Enquanto formandos sentimo-nos realizados e mais próximos da meta que queremos atingir, tal como fomos congratulados pelo nosso empenho e sucesso da actividade, por toda a equipa pedagógica e coordenadora do curso.